Critérios de seleção
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE ALUNOS
1. Conduta, comportamento e atitudes no ambiente escolar.
Respeito pelas regras do Agrupamento, relações com colegas e professores, e atitude no ambiente escolar.
2. Relevância das motivações (Carta de Motivação)
Clareza, relevância e justificação das motivações do/a aluno/a para participar na mobilidade, destacando a relevância para o seu desenvolvimento pessoal e académico.
3. Capacidade de trabalho em equipa
Capacidade do/a aluno/a em colaborar eficazmente com colegas em projetos e atividades em grupo.
4. Abertura à diversidade cultural, adaptação e competências sociais
Abertura do/a aluno/a a novas culturas, capacidade de adaptação e competências sociais que favorecem a integração num contexto internacional.
5. Inexperiência prévia de mobilidade
Prioridade para alunos que ainda não participaram em mobilidades internacionais, incentivando novos participantes.
6. Pertença a grupo com menos oportunidades
Prioridade para alunos que pertencem a um grupo social, económico ou culturalmente desfavorecido, promovendo a igualdade de oportunidades.
7. Participação em iniciativas, clubes e/ou projetos do Agrupamento
Participação em atividades, clubes ou projetos escolares alinhados com os objetivos do Plano de Acreditação, destacando o envolvimento ativo do aluno na comunidade escolar.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE STAFF
1. Vínculo ao quadro de escola
Prioridade para candidatos pertencentes ao quadro de escola, de modo a assegurar maior continuidade e compromisso com o Projeto.
2. Compromisso com a melhoria do ensino e inovação pedagógica
Demonstração detalhada e fundamentada de como a experiência de mobilidade contribuirá de forma substancial para o desenvolvimento profissional do/a docente, assim como para a implementação eficaz de metodologias inovadoras e de boas práticas pedagógicas, enriquecendo o ambiente de aprendizagem no contexto escolar.
3. Qualidade das propostas das atividades de disseminação
Clareza, relevância e viabilidade das propostas de disseminação dos resultados, de acordo com os objetivos do Projeto.
4. Proficiência linguística na língua de trabalho
Proficiência na língua de trabalho da mobilidade, facilitadora da comunicação, da participação ativa e do pleno aproveitamento da experiência formativa.
5. Experiência de mobilidade internacional
Prioridade para candidatos sem experiência prévia em mobilidades Erasmus+ no âmbito da Ação-chave 1, incentivando a participação de novos docentes.